REPP logo banner adsolstice ad
site map
Google Search REPP WWW register comment
home
repp
energy and environment
discussion groups
calendar
gem
about us
employment
 
REPP-CREST
1612 K Street, NW
Suite 202
Washington, DC 20006
contact us
discussion groups
efficiencyefficiency hydrogenhydrogen solarsolar windwind geothermalgeothermal bioenergybioenergy hydrohydro policypolicy
Bioenergia-espanol Archive for January 2000
19 messages, last added Tue Nov 26 17:13:05 2002

[Date Index][Thread Index]

[RB] AQUECIMENTO SOLAR



http://www.estaminas.com.br/ecologico/122419.htm
Title: Estado de Minas
Estado de Minas
 SeçãoHomepageAgoraEcológicoEconomiaEspetáculoEsportesExteriorGabaritoGeraisInformáticaOpiniãoPolíticaVeículos




 
 EscolhaPapo FuradoFutebolMúsicaPapo CabeçaCinemaSala MísticaEncontrosSexo SeguroSexo Virtual


 
O sol como aliado

Marise Muniz

A energia solar térmica no Brasil tem um gigantesco potencial a ser explorado. Para se ter uma idéia, a radiação que incide na área do Distrito Federal durante um só ano equivale ao índice total de energia gerado por 162 usinas do porte de Itaipu. Apesar disso, mais do que qualquer lugar no mundo, o País utiliza preferencialmente energia elétrica para o aquecimento de água. Calcula-se que mais de 6% de todo o consumo nacional sejam hoje usados para alimentar chuveiros elétricos.

Mais recentemente, porém, esse cenário começa a ensaiar os primeiros passos em direção a opções energéticas mais limpas e eficientes. O aquecimento solar, na visão de ambientalistas, oferece as condições ideais para tornar-se a melhor opção brasileira de aquecimento da água, pois provém de uma fonte absolutamente limpa, gratuita e inesgotável.

Nos últimos quatro anos, o mercado brasileiro de aquecimento solar vem crescendo a uma taxa anual de 30%. Hoje, o setor tem cerca de 2,4 milhões de m2 de coletores solares instalados no País, com qualidade que pode ser equiparada à do mercado internacional. ``Começamos a sair da posição de patinho feio para a condição de cisne'', compara Luiz Augusto Mazzon, vice-presidente de marketing da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava).

Usina ecológica

Tirar o chuveiro elétrico do horário de ponta e dar maior segurança ao parque industrial brasileiro é hoje o principal desafio do setor. ``Não podemos mais admitir que um raio que cai em Bauru deixe o Sudeste inteiro sem luz'', argumenta Elizabeth Pereira, diretora do Green Solar - Centro Brasileiro para o Desenvolvimento da Energia Solar Térmica, sediado na PUC/MG, em Belo Horizonte. Segundo ela, o sistema solar é também mais vantajoso para o usuário, pois permite uma redução na conta de luz da ordem de 30% a 40%.

Ter um aquecedor solar em casa, segundo os técnicos do setor, é como ter uma mini-usina gerando água quente. E uma usina ecológica: além de proporcionar banho quente com economia e segurança, o meio ambiente também ganha. Para cada metro quadrado de coletor solar instalado, deixa-se de inundar uma área de 56 m2 para geração de energia elétrica, economiza-se 55 kg de gás por ano e elimina-se anualmente o consumo de 215 kg de lenha.

Como funciona um aquecedor solar

O sistema é bem simples: o coletor, principal componente dos aquecedores solares, é um trocador de calor especialmente concebido para captar os raios solares e transferir seu calor para a água. Os coletores podem ser instalados em qualquer local que receba sol entre 8h e 18h. A água aquecida durante o dia fica armazenada em um reservatório térmico, o que permite que a pessoa possa tomar seu banho quente sem problemas à noite ou logo ao amanhecer.

E no inverno ou em dias chuvosos?

No inverno brasileiro, mesmo nos dias mais frios, o calor do sol é suficiente para aquecer a água. Quando o tempo fica nublado, o aquecedor ainda assim produz água quente, pois não precisa de um dia de céu limpo para funcionar. Com o mormaço, muita energia solar é captada.

Já no período de chuvas, os aquecedores solares acionam um sistema alternativo, o chamado aquecedor auxiliar, que aquece a água por energia elétrica, permitindo que o usuário tenha sempre água quente. Mas isso só acontece em alguns dias no ano, quando chove intermitentemente.

A energia solar também gera eletricidade

Para se ter eletricidade, são usados equipamentos diferentes, os chamados painéis fotovoltaicos, que convertem a luz do sol diretamente em eletricidade. Esses painéis são usados principalmente no meio rural, onde não há rede elétrica convencional.

Informações adicionais sobre aquecedores solares:

- Green Solar - PUC/MG: (31) 319-4387 - E-mail: greenªpucminas.br

- Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava): (11) 221-5777 - E-mail: abravaªabrava.com.br

 

Entrevista: Silvestre Gorgulho
Félis Concolor Sonho não acaba
Ursos clamam por humanidade
BALANÇO AMBIENTAL/99 & PERSPECTIVAS'2000
Tragédia em Formiga
Furnas faz aliados
Betim, Ipatinga, Juiz de Fora, Lagoa da Prata e Vespasiano
TRAIÇÃO À PÁTRIA
BRASILIANAS
FOME - Precisamos de mais alimentos?
Aldeia global
Herança de Chernobil
Retrospectiva do século
A SIDERURGIA em busca da ecoeficiência
As minerações o desafio da comunicação
A siderurgia a carvão vegetal, do trabalho escravo e infantil no Brasil à chapa de aço e estofamentos produzidos de forma ecologicamente incorreta para a Volkswagem na Alemanha
AS CIMENTEIRAS
REFLEXõES NO CIPÓ
O sol como aliado
Fim dos Natais brancos?
Indústria automobilística Na rota da montagem ecológica
O futuro da mineração
Em dia com a ecologia
NATUREZA MEDICINAL
Corpo & Alma
Empresariais
Selva Humana
O presente da reciclagem
1999, UM FINAL DE GALA

Sistema Estaminas: TV Alterosa | Rádio Guarani | UAI | Fale conosco
Logo TN Internet
Copyright 1999. Todos os direitos reservados