REPP logo banner adsolstice ad
site map
Google Search REPP WWW register comment
home
repp
energy and environment
discussion groups
calendar
gem
about us
employment
 
REPP-CREST
1612 K Street, NW
Suite 202
Washington, DC 20006
contact us
discussion groups
efficiencyefficiency hydrogenhydrogen solarsolar windwind geothermalgeothermal bioenergybioenergy hydrohydro policypolicy
Bioenergia-espanol Archive for August 2000
16 messages, last added Tue Nov 26 17:13:26 2002

[Date Index][Thread Index]

[RB] [IPEFMAIL-L] Edição Número 2



 

 

 

 

Confira na edição de maio/junho do IPEF Notícias matéria sobre estudo desenvolvido por consultor do IPEF que analisa a possibilidade da utilização do padrão de casca das árvores como indicador de qualidade da madeira de Eucalyptus saligna.

 

 

SERVIÇO ON-LINE DE INFORMAÇÕES DO INSTITUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS FLORESTAIS

Você está recebendo a 2ª edição de mais um dos produtos do IPEF,
produzido pela jornalista Bianca Rodrigues Moura e por Maria Fernanda Kreling,
ambas da Assessoria de Comunicação do Instituto.
Indique o IPEF Mail para aos colegas de sua empresa ou universidade.
Para se inscrever é fácil. Basta acessar a página
http://www.ipef.br/publicacoes/ipefmail/
e cadastrar o e-mail para recebimento.

C&T - PESQUISA E TECNOLOGIA

Aspectos econômicos e educação ambiental unem-se à projeto de recuperação de áreas degradadas
O Programa de Educação, Conservação e Legislação Ambiental (PTECA) do IPEF firmou, em junho deste ano, um projeto para recuperação de áreas degradadas da Cia. de Geração de Energia Elétrica de Paranapanema (CGEEP - Duke Energy, antiga Cesp), do grupo americano Duke Energy. Neste projeto, além de dar continuidade às técnicas de recuperação de áreas degradadas que vem sendo desenvolvidas desde 1988 em outras áreas da Cesp num projeto em parceria com o IPEF, será incorporada a preocupação com a viabilidade econômica deste modelo de plantio e a educação ambiental. Utilizando a técnica de modelos de sucessão (pioneira e secundária), serão feitos oito tratamentos diferentes buscando identificar o ideal para a restauração da floresta do entorno dos reservatórios da empresa e que tenha o menor custo. A equipe do projeto trabalhará também com as comunidades circundantes e com os técnicos da empresa, fomentando a preservação de áreas naturais e identificando demandas e expectativas. Serão realizados workshops com os técnicos durante seis meses e, a partir dos resultados, será proposto um plano de educação ambiental para os próximos três anos. O projeto tem duração de quatro nos e tem aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

C&T./ MENU PRINCIPAL

Projeto elege espécie símbolo para programa de conservação e educação ambiental
O IPEF está desenvolvendo com a Votorantim Celulose e Papel um projeto que visa conhecer e estabelecer reservas genéticas in situ nas áreas da empresa, buscando integrá-la à atividade produtiva e utilizá-la como tema central para a educação ambiental. Aprovado no último mês de junho e com duração de um ano, o projeto identificará uma espécie símbolo, que será a biondicadora de biodiversidade nas reservas naturais da empresa. A escolha da espécie leva em consideração vários fatores, como raridade, ecologia, aspectos sociais, valor econômico e sustentabilidade genética. Analisa-se não somente sua importância para o ecossistema, mas também a percepção que a população do entorno tem por essa espécie, para que tenha maior apelo para a educação ambiental. O programa de conservação e de educação ambiental da empresa se baseará na espécie símbolo. "A definição da espécie permite a valorização de todo o ecossistema a ela associado, pois, para conservar essa espécie, será necessário conservar todo o ecossistema", explica a coordenadora técnica do projeto, Mônica Cabelo de Brito, do PTECA. O programa de educação ambiental também se baseará na espécie símbolo, trabalhando todos os conceitos de biodiversidade com a criação de material educativo que relacione esta espécie junto à sociedade e junto ao ecossistema e envolvendo funcionários da empresa e a comunidade do entorno.

C&T./ MENU PRINCIPAL

Uso conflitivo da água é tema de projeto
Para atender às diversas demandas ligadas ao uso da água e os aspectos de qualidade e quantidade, o IPEF mantém o Programa de Monitoramento e Modelagem de Bacias Hidrográficas (Promab). Esta linha de pesquisa do Instituto atua em três diferentes áreas: a Rede de Monitoramento Ambiental de Microbacias (ReMAM), o Geoprocessamento em Florestas (Geoflora) e a área de treinamento. O projeto Geoflora trata do uso conflitivo da água, visando gerenciar uma bacia hidrográfica como uma produtora de água de boa qualidade e quantidade, compatível com a demanda, tratando dos aspectos meso e macro da questão hidrológica. Tratando da inserção da atividade florestal, industrial ou agrícola numa bacia que abastece uma comunidade ou uma cidade, incluindo os aspectos social e legal, o Geoflora gerencia a bacia de modo que se use a água dentro da capacidade que a bacia tem de produzir. Os esforços do projeto no momento são para subsidiar cientificamente a questão da cobrança da água e da conservação de mananciais, com um projeto piloto de mananciais com a bacia do Rio Corumbataí, na região de Piracicaba, e com a bacia do Rio Grande, localizada em Ubatuba, praticamente toda coberta por florestas. Identificando as áreas mais sensíveis da bacia, o Geoflora verifica onde poderão existir conflitos e quais podem ser evitados ou resolvidos. O programa desenvolve um treinamento de planejamento quantitativo para todos os atores sociais envolvidos com o uso conflitivo da água relacionados à saúde pública, à questão do lixo, de moradia etc. O programa tem um treinamento que será usado principalmente na área de Ubatuba, de planejamento quantitativo. Além disso, todo o conhecimento gerado pelo Promab é difundido por meio de eventos, cursos e treinamentos. Desta forma, as informações geradas pelas pesquisas são transferidas de maneira ágil e eficiente para todos os atores sociais envolvidos e interessados na questão da água.

C&T./ MENU PRINCIPAL

Prêmio ação pela água
Com o objetivo de premiar e incentivar os serviços de água e as indústrias das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, o Consórcio das Bacias do Rio Piracicaba e Capivari lança o Prêmio "Ação Pela Água". Concorrerão as empresas que se destacaram em 1999 no combate ao desperdício, no reuso e no controle de água. As categorias avaliadas para os Serviços de Água serão: micromediação - troca de hidrômetros; macromediação; cadastro hidráulico; e cadastro técnico. Para as Indústrias, serão avaliados o reuso da água e monitoramento - controle de utilização da água. O regulamento e a ficha de inscrição podem ser obtidos na Secretaria Executiva do Consórcio, telefone (19) 460-4043/461-7758, ou pelo e-mail consorcio@acia.com.br.

C&T./ MENU PRINCIPAL

Novo curso de graduação na ESALQ
A partir de 2001 a ESALQ contará com um novo curso de graduação, aprovado recentemente pelo Conselho Universitário. É o curso de Ciências dos Alimentos que vem para firmar a ESALQ não apenas no campo de produção de alimentos, mas também na geração e aprimoramento científico e tecnológico inerente à conservação e ao processamento dos produtos de origem vegetal e animal e nas diferentes áreas da gestão dos alimentos, comercialização e educação do consumidor. O curso deverá constar no próximo Manual do Vestibular da FUVEST/2001.

C&T./ MENU PRINCIPAL

ESALQ-USP contrata docentes
Estão abertas as inscrições para seleção de docentes, na categoria professor doutor, para o Departamento de Ciências Florestais (LCF) da ESALQ/USP. Entre os pré-requisitos necessários, os candidatos devem apresentar um plano de pesquisa na área de silvicultura urbana, e o título de doutor, preferencialmente nas áreas de Engenharia Florestal e Recursos Florestais, Biologia, Ecologia, Ciências da Engenharia Ambiental, Geografia e Ciência Ambiental. As inscrições estarão abertas até 27 de agosto. Os interessados em informações adicionais referentes ao processo seletivo, podem entrar em contato com o Departamento Pessoal da ESALQ, pelo telefone (19) 429-4334. As normas dos processos seletivo também estão disponíveis na internet: http://jatoba.esalq.usp.br.

C&T./ MENU PRINCIPAL

Visita de colombianos do WWF e SMURFIT
No dia 19 de julho o IPEF recebeu a visita de um grupo de colombianos representantes da WWF e da Smurfit. O objetivo foi conhecer a evolução da certificação ambiental das empresas florestais do Brasil, bem como os princípios e critérios nacionais de sustentabilidade do manejo de plantações florestais e florestas naturais.

C&T./ MENU PRINCIPAL

Centro incubador de empresas tecnológicas
O CIETEC, Centro Incubador de Empresas Tecnológicas, um dos principais pólos incubadores do país, situado na Universidade de São Paulo, abriu 119 vagas para interessados em criar novos empreendimentos. O pré-requisito para ingressar no projeto é ter propostas inovadoras em pesquisas para produtos com alta tecnologia nas áreas de Tecnologia da Informação, Biotecnologia, Biomedicina, Química, Meio Ambiente, Materiais, Técnicas Nucleares e softwares especiais. O prazo para retirada do edital de seleção é até o dia 31 de agosto e as inscrições vão até o dia 11 de setembro. O CIETEC fica no prédio do IPEN, Travessa R, 400, Cidade Universitária (USP), em São Paulo/SP. O horário para retirada do edital é das 8 às 17 horas e o telefone para contato é (11) 212-8466. Mais informações podem ser obtidas pelo website do CIETEC: http://www.ipen.br/cietec/cietec.html.

C&T./ MENU PRINCIPAL

IPEF ON LINE

IPEF On Line traz núcleo de pesquisas genômicas em espécies florestais
O mais novo produto do IPEF On Line é a página do Núcleo de Pesquisas Genômicas em Espécies Florestais (NPGEF), um instituto virtual de divulgação de informação e pesquisas na área de genômica envolvendo espécies de interesse florestal no Brasil e no Mundo. A página oferece uma biblioteca virtual com artigos publicados e textos inéditos e exclusivos sobre genômica em geral e sobre genômica aplicada à espécies vegetais de interesse florestal e informações recentes sobre o assunto. Os diferentes links levam o usuário a outras páginas da Internet. O NPGEF está sediado no Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP e desenvolve estreita colaboração com o IPEF. A página está localizada no endereço: http://www.ipef.br/pesquisa/genoma/.

IPEF ON LINE./ MENU PRINCIPAL

Grupo de trabalho em secagem de madeiras
Está disponível no IPEF On Line a página do Grupo de Trabalho em Secagem de Madeiras. O Grupo Secagem está sendo proposto com base nas discussões com instituições de pesquisa e empresas relacionadas ao tema, visando o desenvolvimento do setor. Ele vem para estabelecer uma rede de discussões técnicas e executar ações coordenadas, visando a interação efetiva entre fornecedores de equipamentos relacionados à secagem, indústrias de base florestal/madeireira, usuários de produtos a base de madeira e instituições de ensino, e pesquisa e desenvolvimento. A proposta inicial do Grupo Secagem são ações envolvendo a elaboração de um manual relativo à secagem de madeiras (com enfoque predominantemente operacional), à disponibilização de um banco de dados, à criação de um veículo para divulgação de informações junto aos participantes do Grupo e à proposição de um programa para qualidade mínima da madeira seca.

IPEF ON LINE./ MENU PRINCIPAL

Banco de experimentos das estações experimentais
O IPEF atualizou o Banco de Experimentos das Estações Experimentais de Itatinga e Anhembi, agora com dados mais completos e download das medições. Ele é mantido com apoio do Laboratório de Métodos Quantitativos do LCF/ESALQ/USP

IPEF ON LINE./ MENU PRINCIPAL

EVENTOS


Curso sobre Genômica de Plantas

DATA

12 e 13 de setembro de 2000

LOCAL

Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP - Piracicaba/SP

Curso sobre Genômica de Plantas

DATA

14 e 15 de setembro de 2000

LOCAL

Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP - Piracicaba/SP

Curso de Planejamento, Implantação e Manutenção de Trilhas em Áreas Naturais

DATA

20, 21 e 22 de setembro de 2000

LOCAL

A definir

1º Seminário sobre Arborização Urbana: das Necessidades Técnicas à Educação Ambiental

DATA

27 e 28 de setembro de 2000

LOCAL

Pavilhão da Engenharia, na ESALQ/USP - Piracicaba/SP

3º Workshop sobre Secagem de Madeira Serrada

DATA

05 e 06 de outubro de 2000

LOCAL

Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP - Piracicaba/SP

Curso sobre Biodegradação e Preservação de Madeiras

DATA

09, 10 e 11 de outubro de 2000

LOCAL

Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP - Piracicaba/SP

2º Seminário sobre Manejo de Plantas Infestantes em Áreas Florestais

DATA

18 e 19 de outubro de 2000

LOCAL

Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP - Piracicaba/SP

4º Workshop de Educação, Conservação e Legislação Ambiental

DATA

25 e 26 de outubro de 2000

LOCAL

A definir

2º Curso de SIG Aplicado a Empreendimentos Florestais

DATA

25 e 26 de outubro de 2000

LOCAL

Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP - Piracicaba/SP

Simpósio Técnico sobre a Bacia do Corumbataí

DATA

30 e 31 de outubro de 2000

LOCAL

Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP - Piracicaba/SP

Inscrições e informações:
Telefone: (19) 430-8603 / Telefax: (19) 430-8602
E-mail: eventos@carpa.ciagri.usp.br
Internet: http://www.ipef.br/eventos/

IPEF organiza viagem técnica para Portugal e Espanha
O IPEF está organizando uma viagem técnica à Portugal e Espanha. Durante a viagem o grupo participará do "Simpósio Internacional sobre Manejo de Solos Florestais para Produtividade Sustentável" em Vila Real (Portugal). Além disso, o grupo conhecerá as atividades operacionais, de pesquisa e desenvolvimento de algumas instituições e empresas portuguesas (Emporsil, Portucel, RAIZ, ISA) e espanholas (Fertiarbol, Ence, Nekazal, Union de Selvicultores del Sur de Europa, Centro de Investigaciones Forestales de Lourizán). Os interessados podem entrar em contato com os consultores do IPEF Vanderlei Benedetti e Marcos Wichert nos telefones (19) 430-8614, 430-8608 , fax (19) 430-8666 e e-mails vabenede@carpa.ciagri.usp.br ou marcosw@esalq.usp.br. Mais informações sobre a viagem estão disponíveis no IPEF On Line: http://www.ipef.br/eventos/.
Telefone: (19) 430-8603 / Telefax: (19) 430-8602

MENU PRINCIPAL

PUBLICAÇÕES

IPEF lança livro sobre desenvolvimento florestal

Traçando um paralelo entre o evolução das civilizações e as diversas utilizações da floresta, a obra mostra suas inúmeras aplicações ao longo da história, e o desenvolvimento científico e tecnológico do setor florestal brasileiro.

O Dia da Árvore deste ano será marcado pelo lançamento de uma obra que pode ser considerada uma homenagem àquela que é fonte de alimentos para o consumo humano, de matéria-prima para a indústria, além de ser um espaço de lazer para a sociedade: a floresta. Será lançado, no próximo dia 21 de setembro, o livro "A Floresta e o Homem", que conta a história da origem e evolução das florestas através dos tempos, seus usos e benefícios e as ameaças ao seu equilíbrio.
Nas suas 450 páginas, o livro relata ainda o extraordinário desenvolvimento do setor florestal brasileiro, que, conseguiu inverter o caminho da simples exploração extrativista e instalou um dinâmico parque industrial, gerador de empregos e de renda, inteiramente apoiado em florestas plantadas.
O lançamento do livro é uma iniciativa do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF), que há mais de 30 anos promove a transferência de conhecimento e tecnologia da universidade para o setor privado. Vinculado à Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo, o IPEF é um exemplo de sucesso na parceria para o desenvolvimento de pesquisas na área florestal. Desenvolveu tecnologias próprias, não só na área da produção, mas também na área de preservação ambiental, oferecendo apoio tecnológico e científico à indústria de base florestal no Brasil.
Patrocinado pelas empresas associadas ao IPEF, a publicação, amplamente ilustrada, foi escrita pela jornalista Regina Machado Leão, ex-redatora da Revista Veja e autora dos livros "Piracicaba: Passado e Presente" e "Trinta Anos em Cena". Durante dois anos, ela realizou ampla revisão bibliográfica e colheu mais de 50 depoimentos de pesquisadores e profissionais do setor florestal.
Dentro do contexto histórico do relacionamento entre o homem e a floresta, o livro faz um resgate da ciência e tecnologia florestal e da atuação da indústria florestal no Brasil, o país das florestas.
Os interessados em outras informações sobre o livro ou sobre o evento de lançamento podem acessar o IPEF On Line: http://www.ipef.br.

PUBLICAÇÕES./ MENU PRINCIPAL

SEMENTES


Sementes de Pinus e Eucalipto
Conheça a tabela de preços praticados para as sementes de pinus e eucalipto do IPEF:
http://www.ipef.br/especies/eucapinus.html.

Sementes de espécies nativas e exóticas
Acesse a tabela de preços praticados para as sementes de árvores nativas e exóticas pelo Setor de Sementes do IPEF:
http://www.ipef.br/especies/natexoticas.html.

MENU PRINCIPAL

ASSOCIADAS

CHAMPION recebe pela 8ª vez o prêmio "Melhores e Maiores"
Associada ao IPEF, a empresa Champion Papel e Celulose, que este ano completa 40 anos de atividades no Brasil, recebeu no dia 20 de junho o prêmio de "Melhores e Maiores 2000" da revista Exame, tendo sido eleita, pela oitava vez, a melhor no setor de Papel e Celulose. A premiação "Melhores e Maiores" é um dos principais eventos da comunidade empresarial do País, elegendo as melhores empresas de cada setor da economia brasileira e reunindo os principais executivos e líderes empresariais. Revista Cavacos, n.º 383 - Maio/Junho 2000.

ASSOCIADAS./ MENU PRINCIPAL

Bahia Sul recebe prêmio internacional
A Bahia Sul Celulose recebeu em Budapeste, Hungria, o prêmio "Millenium Business Award for Environmental Achievement", de excelência empresarial e gestão ambiental, promovido pela ICC e pelo programa de responsabilidade social e ambiental da ONU-UNEP. O prêmio busca reconhecer e estimular, no meio empresarial, ações que levam à excelência ambiental. O concurso contou com a participação de mais de 100 empresas do mundo todo, sendo a Bahia Sul uma das doze empresas a receber tal distinção. Cinco critérios de avaliação foram analisados para a classificação: política e sistema de gestão ambiental, gerenciamento de recursos naturais, inovação tecnológica, visão global e parceria-relações com a comunidade. "A conquista desse prêmio é um importante reconhecimento dos esforços empreendidos pela empresa com o apoio de diversas instituições para, cada vez mais, oferecer produtos que possam agregar valor aos nossos clientes de forma ambientalmente responsável, afirma Alexandre E. Conti Perego, diretor de Recursos Naturais da Bahia Sul.

ASSOCIADAS./ MENU PRINCIPAL

VCP mantém área de preservação
A Votorantim Celulose e Papel está lançando o poster "Orquídeas na Mata Atlântica", resultado de um trabalho de pesquisa realizado na Fazenda São Sebastião do Ribeirão Grande. Localizada na Serra da Mantiqueira, no município de Pindamonhangaba(SP), a Fazenda é uma importante área remanescente de Mata Atlântica, e possui altitudes que variam desde o nível do rio Paraíba, até 1.800 metros, próxima à divisa da cidade de Campos do Jordão(SP). A Fazenda é uma das áreas de preservação mantidas pela VCP, que totalizam 30% de suas florestas, nas quais são desenvolvidos estudos em conjunto com universidades e centros de pesquisa, além de atividades de Educação Ambiental com funcionários e comunidades próximas.

ASSOCIADAS./ MENU PRINCIPAL

ARACRUZ, STORA e ODEBRECHT associam-se no projeto VERACEL
A Aracruz Celulose S.A., a Stora Enzo Oyi e a Odebrecht S.A. uniram-se no dia 6 de julho para deliberar à empresa Aracruz uma participação acionária de 45% na Veracel. Essa associação beneficiará as sinergias existentes entre as empresas, propiciando coordenar os programas de investimentos na nova linha de produção da Aracruz e o projeto da fábrica de celulose da Veracel em Eunápolis, Bahia.

ASSOCIADAS./ MENU PRINCIPAL

ARACRUZ amplia produção
O Conselho de Administração da Aracruz Celulose decidiu levar adiante seu projeto de expansão, que consiste na instalação de uma nova linha de produção com capacidade de 700 mil toneladas anuais no mesmo local da fábrica atual. Conjugada com a otimização das duas linhas, a nova linha aumentará a capacidade de produção para aproximadamente 2 milhões de toneladas anuais, e terá um suprimento de madeira que requererá aumento da base florestal da empresa em aproximadamente 72 mil hectares de plantios de eucalipto.

ASSOCIADAS./ MENU PRINCIPAL

CLIPPING

CELULOSE E PAPEL

CLIPPING./ MENU PRINCIPAL

MEIO AMBIENTE

CLIPPING./ MENU PRINCIPAL

INSUMOS

CLIPPING./ MENU PRINCIPAL

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CLIPPING./ MENU PRINCIPAL

GERAL

CLIPPING./ MENU PRINCIPAL

Anuncie


Não perca tempo! Reserve o espaço de sua empresa no IPEF Mail. São quase seis mil profissionais de empresas e instituições de pesquisa e ensino que recebem mensalmente o IPEF Mail. Além disso este informativo eletrônico está disponível também no IPEF On Line, site que recebe 2 mil visitas ao dia. Não perca esta chance de divulgar seu produto ou serviço. Anuncie agora mesmo.

MENU PRINCIPAL